Olá meus amigos da busologia ! Tudo
bem ? Hoje venho com mais um post para vocês, e o assunto além de interessante,
é sério !! Esta semana foi ao ar em vários canais de Tv e em mídia impressa
sobre o ProPass Brasil, um novo projeto da ANTT (Agência Nacional de Transportes
Terrestres) que estará fazendo mudanças no sistema e distribuição do sistema de
transporte rodoviário de passageiros no Brasil. Como vocês já devem ter
percebido , gosto de colocar dados nos meus post´s para que vocês entendam bem o
assunto o qual eu estou tratando.
Como foi dito pelo repórter do Jornal
Nacional durante a matéria, As empresas que quiserem continuar no mercado,
terão que comprovar que tem capacidade de prestar um bom serviço. Bom, a
ANTT irá licitar mais de 90% do sistema rodoviário interestadual de transporte
de passageiros, operados por Ônibus rodoviários.Na licitação, as empresas irão
disputar os lotes que querem operar. Um dos responsáveis do projeto, afirmou em
um jornal do canal NBR que as empresas pequenas e médias terão muita dificuldade
em se adequar às novas regras, pois além de exigentes, exigem muitos
investimentos, o que para estas é bem difícil .. Ou seja, estas empresas, é
recomendável que elas façam partes de consórcios para assegurarem a participação
na licitação. O Objetivo é melhorar e ampliar o atendimento , além de ajustar as
tarifas de acordo com distância e tempo de viagem.
Para tal situação, a ANTT criou o
Plano de Outorgas, um documento com todos os estudos realizado pela instituição
que serão utilizados na definição de parâmetros operacionais e a rede de linhas
que será licitada.O sistema deverá ser operado por 1.967 linhas que atenderão
todas as regiões do país.Serão incorporados 703 atendimentos a cidades que não
possuem ligações diretas regularizadas entre si.Com isso,mais 34 cidades
passarão a integrar o quadro da rede de transporte interestadual. Estima-se que
estas linhas de ônibus transportem 50,2 milhões de passageiros por
ano.
Com o objetivo de adequar o número de
empresas que atuam nas linhas , foi redefinida a quantidade de operadores por
linha por base de critérios :
* Produtividade da linha medida em
termos de passageiros e quilometragem;
*Número de viagens previstas para a
linha por semana .
Também foi levado em conta os
horários mais procurados ( de pico) para viagens :
Domingo (17:00 até
19:30)
Segunda e Terça (12:00 , 18:00,
19:30)
Quarta (09:00,
12:00,20:00)
Quinta (12:00,
14:00.20:00)
Sexta
(17:00,18:00,20:00)
Sábado
(12:00,18:00.19:30)
Com isso, a ANTT foi capaz de
levantar a frota necessária para transportar a quantidade de passageiros
prevista para o mês de maior movimento de cada linha. Após a licitação,a ANTT
não permitirá a circulação de veículos com idade superior à 10
anos.
Na rede, há linhas mais atrativas e
menos atrativas. Licitá-las isoladamente poderia causar desatendimento aos
usuários caso não existissem empresas interessadas em operar. Para evitar isso,
a ANTT optou por realizar a licitação das linhas em lotes reunidos em grupos.As
1.967 linhas foram agrupadas em 18 grupos.Estes grupos por sua vez, se
subdividem, formando 60 lotes.
A ANTT também levantou dados sobre as
linhas de todo o país. Seguem alguns deles :
Linhas com maior demanda - ESTADO DE
SÃO PAULO
- SÃO PAULO X RIO DE JANEIRO ( VIA
DUQUE DE CAXIAS) - 831.876 Passageiros por ano
- SÃO PAULO X RIO DE JANEIRO ( VIA
S.CAETANO DO SUL) 805.605 Passageiros por ano
- SANTO ANTÔNIO DA PLATINA-PR X
OURINHOS -SP - 756.223 Passageiros por ano
- SÃO PAULO X CURITIBA-PR - 673.012
Passageiros por ano.
- SÃO PAULO X BELO HORIZONTE -
443.961 Passageiros por ano.
Estados de maior movimentação de
Passageiros com São Paulo :
- MINAS GERAIS - 8.812.623
Passageiros por ano
- PARANÁ - 5.274.704 Passageiros por
ano
- RIO DE JANEIRO - 4.005.210
Passageiros por ano
- MATO GROSSO DO SUL- 1.384.989
Passageiros por ano
- BAHIA- 1.077.567 Passageiros por
ano
Localidades com maior demanda- Estado
de São Paulo :
- SÃO PAULO - 11.482.920 Passageiros
por ano
- CAMPINAS- 1.284.341 Passageiros por
ano
- OURINHOS - 929.618 Passageiros por
ano
- RIBEIRÃO PRETO- 732.056 Passageiros
por ano
- SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 536.121
Passageiros por ano
Localidades com maior demanda -
Estado do Rio de Janeiro:
- RIO DE JANEIRO - 6.306.600
Passageiros por ano
- BARRA MANSA - 541.720 Passageiros
por ano
- BOM JESUS DO ITABAPOANA- 403.896
Passageiros por ano
- NITERÓI - 313.025 Passageiros por
ano
- VOLTA REDONDA- 301.708 Passageiros
por ano
Localidades com maior
demanda - Estado do Amapá ( Região Norte):
- NÃO HÁ LINHAS DE TRANSPORTE
RODOVIÁRIO INTERESTADUAIS DE PASSAGEIROS NO AMAPÁ
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi
pra descontrair, mas é verdade, acreditem ou não !
Além das outras regras que eu já
citei, a idade média da frota não poderia superar 5 anos , e os veículos deverão
ser adaptados com um sistema eletrônico que informe dados em tempo real sobre
percurso, itinerário, possíveis atrasos, etc.. o que eu particularmente acho bem
mais díficil de acontecer..
Seguem algumas linhas que serão
licitadas e o número de seus respectivos grupos :
Linha : São Lourenço (MG) X
Cruzeiro(SP) com seções em : Vidinha, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Pé do
Morro, Passa Quatro , Pinheirinhos. GRUPO 14
Linha : Volta Redonda (RJ) X
Aparecida (SP) com seções em : Cachoeira
Paulista(SP),Resende(RJ),Itatiaia(RJ),Engenheiro Passos (RJ)-GRUPO
01
Linha : Itajubá (MG) X Aparecida (SP)
com seções em : Lorena (SP), Delfim Moreira(MG)- GRUPO 16
Linha : Rio de Janeiro (RJ) X Campos
do Jordão(SP) com seções em : Barra
Mansa(RJ),Resende(RJ),Guaratinguetá(SP)-GRUPO 16
Linha : Brasília (DF) X Aparecida do
Norte (SP) --- sem seções .GRUPO 11
Linha: Goiania (GO) X Taubaté (SP) -
com seções em : São José dos Campos (SP) , Caldas Novas (GO)-GRUPO
11.
Bom gente, é isso !! O que significa
é que se a ANTT seguir isso à risca, muitas empresas que hoje conhecemos vão
perder muitas de suas linhas ... é triste e bom ao mesmo tempo.. Isso pode fazer
, ou melhor, forçar com que elas melhorem o possível nas deficiências
apresentadas..
Espero que tenham gostado do post de
hoje ! Um grande abraço :D
fonte principal de informações :
antt.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário