Marcopolo
lança um novo produto em sua família. O Audace vai atender a uma faixa de
fretamento que exige veículos com padrões mais elevados e linhas regulares de
curta ou média distância.
O setor de
fretamento não só tem perspectivas de crescer, principalmente com o aumento da
renda e os eventos mundiais como Copa do Mudo e Olimpíadas no Brasil, mas vai
se tornar cada vez mais exigente. O mercado já quer ônibus que não sejam
tão caros, mas que ofereçam conforto, design e sofisticação, mesmo nos menores
deslocamentos.
E para
atender a estas necessidades que inicialmente parecem ser opostas, sofisticação
e bom preço, é que a Marcopolo apresentou o Audace para a imprensa
especializada em sua planta Ana Rech, em Caxias do Sul. A reportagem do Blog
Ponto de Ônibus esteve lá para conferir.
O ônibus
fica entre o Ideale, modelo mais simples da marca para fretamento e linhas
curtas, e a linha do Viaggio, veículo de categoria mais elevada, da família de
ônibus rodoviários da Geração Sete – G 7.
Assim como
todo o mercado, a Marcopolo aposta que o setor de fretamento, que registrou
queda neste ano como reflexo do nível de atividade econômica reduzido, tem
muito a expandir. E isso antes mesmo dos eventos de grande magnitude, como
explica o diretor comercial do mercado Brasil da Marcopolo, Paulo Corso.
“O
fretamento é o segmento de ônibus que reflete mais instantaneamente o momento
econômico. Quando a indústria e os serviço são afetados e começa a reduzir o
nível de atividade e de emprego, o primeiro a sentir é o fretamento. As obras
que vão se intensificar para preparar o Brasil para a Copa e para as Olimpíadas
e também modernizar as cidades vão aumentar a necessidade de transportes de
trabalhadores”. – disse Paulo Corso.
Audace mantém características da linha de ônibus atuais da
Marcopolo, como da Geração Sete de Rodoviários, mas com itens exclusivos, como
abertura de porta para dentro, conjunto óptico e grades em forma de colméia.
Estrutura da carroceria é tubular seguindo o padrão internacional R 66. Foto:
Divulgação: Marcopolo
MARCOPOLO QUER
AMPLIAR LIDERANÇA EM FRETAMENTO
E é
justamente por conta destas faixas de mercado no fretamento que a Marcopolo vai
manter a linha de seu modelo básico, Ideale 770.
“De forma
alguma o Ideale vai sair de linha agora. O modelo já se tornou um campeão de vendas
aqui no Brasil. Nós estamos colocando um produto a mais em nosso portifólio que
é o Audace. Como é que estamos hoje neste segmento? Nós temos o Ideale, agora o
Audace e já o Viaggio 900 em linha, além de outros produtos mais sofisticados
que também podem ser usados em fretamento. A gente vai procurar manter a
liderança neste segmento e inclusive agregar mais venda” – disse Paulo Coro.
Em 2012, por
conta da queda no nível de atividade econômica global e das renovações de frota
antecipadas no ano passado devido às mudanças de padrões de emissão de
poluentes que deixaram os ônibus mais tecnológicos e mais caros, as vendas de
ônibus de fretamento em todo o mercado não podem ser tomadas como
parâmetro. Mas em média, entre todas as marcas, o fretamento demanda de
2,8 mil a 3 mil ônibus novos por ano para o mercado interno.
Hoje a
Marcopolo vende para o segmento cerca de 1,5 mil unidades por ano, o que já
revela um crescimento, já que entre 2009 e 2010, esta faixa de mercado
representava cerca de 600 ônibus anualmente pela empresa.
A estimativa da empresa é vender em 2012 de 200 a 300 unidades do Audace e em
2013, a empresa quer comercializar de 800 a mil unidades só deste
modelo. Com isso, vai ampliar sua faixa de liderança.
O Audace,
prevê a Marcopolo, vai reinserir os produtos da companhia também no mercado de
exportações. O Ideale não tinha forte presença nas vendas internacionais.
Para os embarques internacionais, a Marcopolo apostava no modelo Andare,
considerado de projeto ultrapassado até mesmo pela empresa. Ele se assemelha à
já aposentada linha de rodoviários da Geração Seis.
Atualmente,
envolvendo todas as fabricantes de carrocerias brasileiras, são exportadas em
média 1,5 mil unidades de fretamento. A Marcopolo responde por aproximadamente
400 unidades. A empresa quer atingir diversos países com o Audace, mas os
mercados mais cobiçados são Uruguai, Chile e México pelo potencial de compra.
O Audace foi
desenvolvido para as condições operacionais brasileiras, mas o modelo, com suas
versões, é global. “O Audace é um produto global, ele vai ter aplicações
em outros mercados. Para o Brasil, o desenvolvimento foi de um produto
especificamente desenhado para nosso mercado. O Audace já vinha sendo elaborado
há dois anos focado na realidade brasileira” – disse o gerente coorporativo de
design da Marcopolo, Petras Amaral.
Se na categoria, o Audace fica entre os modelos Ideale 770 e Viaggio 900, com
os preços não é diferente.
Só a
carroceria do Ideale, sem o chassi, custa R$ 140 mil. A do Viaggio 900, o
ônibus mais simples da linha G 7, sai por R$ 190 mil. Já a carroceria Audace
deve ser oferecida com valor entre R$ 170 e R$ 180 mil.
CONFIGURAÇÕES
Inicialmente,
o Audace será encarroçado sobre chassis de motor dianteiro da MAN Latin
America/Volkskswagen Caminhões e Ônibus e da Mercedes Benz do Brasil. A
quantidade de assentos varia de acordo com o tamanho da carroceria e também da
presença de sanitários.
Confira:
- MERCEDES –
OF 1721 – Euro V (com a porta de separação entre motorista e passageiros,
abrindo para a cabine do condutor):
• 12,7 m: 46 lugares com sanitário e 49 sem sanitário
• 12,1 m: 42 lugares com sanitário e 45 sem sanitário
• 11,5 m: 45 lugares sem sanitário
- VOLKSWAGEN
OF 17.230 – Euro V (com a porta de separação entre motorista e passageiros
abrindo para a cabine do condutor):
• 12,63 m: 45 lugares com sanitário e 48 sem sanitário
• 12,1 m: 51 lugares sem sanitário
· 11,3 m: 41 lugares sem sanitário.
No caso de a
configuração da porta de divisão entre o salão dos passageiros e a cabine do
motorista for de abertura convencional, no sentido das primeiras poltronas,
cada modelo perde um assento.
A Marcopolo já estuda ampliar a gama de versões para outros chassis, inclusive
de motores traseiros com cerca de 300 cavalos de potência.
CARACTERÍSTICAS
DO ÔNIBUS AUDACE
Quem vê o
Audace pode dizer que ele é um integrante da linha de ônibus Geração Sete da
Marcopolo. Em parte é verdade e em parte, não. Isso porque, a Marcopolo admite
que o veículo possui as características das linhas atuais de ônibus da empresa,
mas diz que o Audace é um produto exclusivo e não apenas uma versão do que já é
fabricado.
Um dos
objetivos estéticos do Audace é criar um conceito renovado, mas que tenha a
identidade da Marcopolo, como explica o gerente coorporativo de design da
empresa, Petras Amaral.
“O ônibus
tem elementos reconhecíveis da Marcopolo. Elementos característicos. No Audace
não foi diferente. Mas sofisticamos mais nos conjuntos óticos que têm o DNA da
família G 7, mas são produtos exclusivos” – comentou o executivo da área de
design.
Entre os
diferenciais apresentados pela Marcopolo estão poltronas mais largas e
ergonômicas, novo sistema de porta, que se desloca para dentro do veículo,
faróis integrais, nova porta que separa o salão dos passageiros e a cabine do
motorista, maior uso de peças de lâmpadas de led em sinais e lanternas e mais
espaço para o motorista. Confira:
Audace possui uma série de diferenciais em relação a outros
modelos da marca e do mercado geral na categoria. Uma delas é a porta no estilo
in swing, que se desloca para dentro do veículo. Com isso, segundo a Marcopolo,
as operações de embarque e desembarque se dão de maneira mais rápida e segura.
Como opcional, porta que divide a cabine do motorista do salão dos passageiros
pode se deslocar no sentido do posto do condutor. Com o sistema, é possível ter
espaço para mais um assento. Foto: Adamo Bazani
- PORTA
IN-SWING:
Diferentemente das portas pantográficas ou das que se abrem por braços pneumáticos, a porta do sistema In Swing desloca para a parte interna do veículo. Na folha única há um corrimão. Segundo a Marcopolo, além de deixar as operações de embarque e desembarque mais rápidas e seguras, o sistema de porta in swing economiza espaço no ônibus e ajuda até mesmo na manobrabilidade do veículo.
Diferentemente das portas pantográficas ou das que se abrem por braços pneumáticos, a porta do sistema In Swing desloca para a parte interna do veículo. Na folha única há um corrimão. Segundo a Marcopolo, além de deixar as operações de embarque e desembarque mais rápidas e seguras, o sistema de porta in swing economiza espaço no ônibus e ajuda até mesmo na manobrabilidade do veículo.
- PORTA
PARA A CABINE DO MOTORISTA:
Este item é opcional no Marcopolo Audace. O deslocamento da porta que divide a cabine do motorista do salão de passageiros pode ser na direção do posto do condutor ou de maneira convencional para a área onde ficam as primeiras poltronas. Se o deslocamento for para o lado do motorista, o salão de passageiros pode contar com mais um assento em determinadas versões.
Este item é opcional no Marcopolo Audace. O deslocamento da porta que divide a cabine do motorista do salão de passageiros pode ser na direção do posto do condutor ou de maneira convencional para a área onde ficam as primeiras poltronas. Se o deslocamento for para o lado do motorista, o salão de passageiros pode contar com mais um assento em determinadas versões.
Marcopolo
lança um novo modelo de ônibus, o Audace, que vai se posicionar entre o padrão
rodoviário mais simples, o Ideale, e os mais sofisticados das linhas da geração
sete. O principal mercado a ser atendido pelo Audace é o de fretamento, que
deve se expandir nos próximos meses. Setor exige um veículo de mais categoria,
porém com preço competitivo. Com o modelo, Marcopolo pretende corresponder a
esta necessidade do mercado. Foto: Adamo Bazani.
- CONJUNTO
ÓPTICO DIANTEIRO:
Segundo a Marcopolo é uma das principais novidades do Audace. Os faróis lembram os da linha de rodoviários da Geração Sete, mas apresentam diferenças estéticas. Além disso, estes faróis são integrais. Os indicadores de direção e a luz de posição são de Led, o que aumenta a durabilidade do conjunto e melhora a visibilidade. Como opcional, o veículo pode ter luz de neblina.
Segundo a Marcopolo é uma das principais novidades do Audace. Os faróis lembram os da linha de rodoviários da Geração Sete, mas apresentam diferenças estéticas. Além disso, estes faróis são integrais. Os indicadores de direção e a luz de posição são de Led, o que aumenta a durabilidade do conjunto e melhora a visibilidade. Como opcional, o veículo pode ter luz de neblina.
Traseira
também traz inovações, de acordo com a Marcopolo. Luzes de posição, piscas e
lanternas são de led, o que aumenta a visibilidade e a durabilidade do sistema.
Vigia traseiro é colado. Foto: Adamo Bazani.
- CONJUNTO
ÓPTICO TRASEIRO:
A Marcopolo também apostou no sistema de Led para o conjunto óptico traseiro. As lanternas, piscas e luzes de posição e de freio são deste sistema. O ônibus também conta com retro-refletor, o que auxilia na visualização do veículo por parte de outros motoristas, mesmo quando o ônibus estiver desligado.
A Marcopolo também apostou no sistema de Led para o conjunto óptico traseiro. As lanternas, piscas e luzes de posição e de freio são deste sistema. O ônibus também conta com retro-refletor, o que auxilia na visualização do veículo por parte de outros motoristas, mesmo quando o ônibus estiver desligado.
- POLTRONAS
MAIS LARGAS:
A encarroçadora de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, afirma que as poltronas do Audace são as mais largas, logo as mais confortáveis, da categoria de ônibus de fretamento. A largura é de 1030 milímetros. Há duas opções de assentos, de 420 mm e 435 mm.
O revestimento foi modernizado em relação aos outros ônibus da marca, em especial na comparação com o Ideale.
A encarroçadora de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, afirma que as poltronas do Audace são as mais largas, logo as mais confortáveis, da categoria de ônibus de fretamento. A largura é de 1030 milímetros. Há duas opções de assentos, de 420 mm e 435 mm.
O revestimento foi modernizado em relação aos outros ônibus da marca, em especial na comparação com o Ideale.
Apesar de
ser um ônibus para fretamento e linhas regulares de pequenas e médias
distâncias, Audace traz um interior com sofisticação. O ambiente fica mais
claro e agradável com a iluminação em Led. Devido à maior área de
envidraçamento na separação entre o motorista e o salão de passageiros,
visibilidade aumentou. Ar condicionado tem saídas individuais. Destaque para as
poltronas que são mais largas, com 1030 mm. Foto: Adamo Bazani
- SALÃO
DE PASSAGEIROS:
Apesar de o ônibus ser planejado para trafegar em pequenas e médias distâncias, o interior é requintado para o padrão de deslocamento, o que era comum até então para ônibus de viagens maiores. Isso mostra a tendência do mercado de fretamento, principalmente o eventual, que engloba o turismo e o transporte de executivos, de exigir veículos de maior categoria. O porta-pacote é amplo, as saídas de ar-condicionado são individuais na direção de cada assento e as luzes de leitura são de led.
Apesar de o ônibus ser planejado para trafegar em pequenas e médias distâncias, o interior é requintado para o padrão de deslocamento, o que era comum até então para ônibus de viagens maiores. Isso mostra a tendência do mercado de fretamento, principalmente o eventual, que engloba o turismo e o transporte de executivos, de exigir veículos de maior categoria. O porta-pacote é amplo, as saídas de ar-condicionado são individuais na direção de cada assento e as luzes de leitura são de led.
- GRADE
DIANTEIRA:
A grade dianteira do ônibus é em forma de colméia e pode ser cromada. A forma além de garantir uma estética mais moderna, facilita a circulação de ar na região do motor e do sistema elétrico, auxiliando no resfriamento necessário.
A grade dianteira do ônibus é em forma de colméia e pode ser cromada. A forma além de garantir uma estética mais moderna, facilita a circulação de ar na região do motor e do sistema elétrico, auxiliando no resfriamento necessário.
- CABINE
DO MOTORISTA:
Se o passageiro, que vai descansando dentro de um ônibus de fretamento merece conforto, imagine o motorista que precisa estar atento a tudo que se passa dentro e fora do veículo. Assim para aumentar o rendimento e as melhores condições de trabalho, a Marcopolo disse ter feito um posto de condutor mais moderno e espaçoso.
O posto de trabalho é mais largo e o deslocamento da poltrona do motorista é maior, segundo a Marcopolo.
Se o passageiro, que vai descansando dentro de um ônibus de fretamento merece conforto, imagine o motorista que precisa estar atento a tudo que se passa dentro e fora do veículo. Assim para aumentar o rendimento e as melhores condições de trabalho, a Marcopolo disse ter feito um posto de condutor mais moderno e espaçoso.
O posto de trabalho é mais largo e o deslocamento da poltrona do motorista é maior, segundo a Marcopolo.
- PAINEL:
A encarroçadora garante que o painel do Audace traz elementos mais modernos que facilitam o trabalho do condutor. Há o sistema multiplex, que informa em tempo real no painel os principais dados operacionais relacionados à carroceria e sistemas de tração e elétrico. Eventuais problemas são apontados na hora para a correção imediata.
A encarroçadora garante que o painel do Audace traz elementos mais modernos que facilitam o trabalho do condutor. Há o sistema multiplex, que informa em tempo real no painel os principais dados operacionais relacionados à carroceria e sistemas de tração e elétrico. Eventuais problemas são apontados na hora para a correção imediata.
- PAREDE
DE SEPARAÇÃO:
A divisória do salão de passageiros e das áreas de embarque/desembarque e do motorista ganhou mais área envidraçada. Com isso, segundo a Marcopolo, a visibilidade do passageiro aumenta. E normalmente, quem vai usar ônibus para turismo quer ver a paisagem durante o deslocamento.
A divisória do salão de passageiros e das áreas de embarque/desembarque e do motorista ganhou mais área envidraçada. Com isso, segundo a Marcopolo, a visibilidade do passageiro aumenta. E normalmente, quem vai usar ônibus para turismo quer ver a paisagem durante o deslocamento.
- ESTRUTURA:
A estrutura da carroceria é tubular com padrão europeu R 66.
O vigia traseiro e os vidros laterais são colados. Na lateral, estes vidros podem ou não ter janelas.
A lataria recebe um tratamento contra corrosão.
A estrutura da carroceria é tubular com padrão europeu R 66.
O vigia traseiro e os vidros laterais são colados. Na lateral, estes vidros podem ou não ter janelas.
A lataria recebe um tratamento contra corrosão.
ALÉM DO
FRETAMENTO
Apesar de o
principal mercado do Audace ser o de fretamento, que deve se expandir nos
próximos meses, a carroceria pode ser usada para uma gama maior de serviços.
É uma opção
para linhas rodoviárias regulares de pequenas e médias distâncias desde que os
órgãos gerenciadores permitam o uso de ônibus com motorização dianteira.
Futuramente, o Audace poderá encarroçar ônibus com motor traseiro.
Também pode
ser usado para ônibus de linhas seletivas, que são linhas semelhantes às
urbanas e metropolitanas, mas que possuem um padrão maior de serviço, com
veículos do estilo rodoviário, com ou sem catracas dentro.
Mas em
alguns locais, na opinião do diretor comercial mercado Brasil da Marcopolo,
Paulo Corso, os serviços de linhas seletivas precisam ter mais definição quanto
à exigência do tipo de frota.
“Na EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Paulo, há uma desorganização. Lá o seletivo pode ser um G 7, um micro, um Ideale, um Senior Midi ou até um urbano adaptado” – disse Paulo Corso.
Se o Audace foi um projeto audacioso, o mercado é quem vai julgar. O certo é que, apesar do nome, ele foi bem pensado e planejado, não só quanto ao veículo, mas também à sua época de lançamento: quando a indústria de ônibus deve retomar ritmo e quando o segmento de fretamento terá a demanda ampliada. E retomar o ritmo com um produto novo é sem dúvida nenhuma uma bola estratégia.
“Na EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Paulo, há uma desorganização. Lá o seletivo pode ser um G 7, um micro, um Ideale, um Senior Midi ou até um urbano adaptado” – disse Paulo Corso.
Se o Audace foi um projeto audacioso, o mercado é quem vai julgar. O certo é que, apesar do nome, ele foi bem pensado e planejado, não só quanto ao veículo, mas também à sua época de lançamento: quando a indústria de ônibus deve retomar ritmo e quando o segmento de fretamento terá a demanda ampliada. E retomar o ritmo com um produto novo é sem dúvida nenhuma uma bola estratégia.
Creditos: Adamo Bazani, jornalista da
Rádio CBN, especializado em transportes.
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